sábado, 18 de junho de 2011

Ventura 1978 1/1

Enviado por Antonio Apuzzo, São Paulo

L´AUTOMOBILE VENTURA 1978
 
O Ventura foi apresentado oficialmente no XI Salão do Automóvel 1978.
O protótipo que serviu de base para o projeto, foi ``trabalhado´´,encima de um VW SP2.
 
No final dos anos 70, a tendência era carros com`` linhas retas´´, assim  utilizando o chassi e motorização VW,e com peças do Passat, Fiat 147, Alfa Romeo 2300, Brasília... Nascia mais um fora de série Brasileiro.
Para baixar custos,a alternativa foi manter os vidros( por consequencia as colunas ), originais do VW SP2, o que desagradou pela semelhança de um carro que já estava fora de linha.
 
No lançamento, o Ventura custava CR$ 374.786... ( 40% mais caro que o Puma ).
Para os padrões da época o carro inovava com o cinto de 3 pontas, e sistema ``stereo de fábrica´´ e toca fitas auto reversível,mas pecava no acabamento e vedações.
 
Em 1980, com 22 carros produzidos e 8 na linha de montagem, teve a sua primeira facelift, abrindo o mercado para a exportação na Alemanha, Itália, Inglaterra e principalmente o mercado Americano, que contou com uma série exclusiva , com motor Passat, rodas exclusivas e melhor acabamento ( versão RS - export ).
 
Em 1984, teve novamente um facelift ( lanterna traseira, volante, botões do painel, interior completo em couro... ), e foi comercializado como ``nova versão SLE´´.
 
No começo de 1988, foi a sua principal reestilização,com o lançamento do Ventura Conversível, e alterações de design na grade dianteira, traseira e capô.
Os poucos modelos produzidos do Ventura Coupé, e Ventura cabriolet , foram comercializados como ``Ventura II´´. 
A produção foi suspensa no final de 1988, sendo comercializados mais carros para o mercado Americano, do que no Brasil.
 
Foto,divulgação do pré lançamento,para exportação 1980 
         Cesna Citation II (Modelo 550)
 
 
APUZZO  /  AUTOMODELLI

4 comentários:

  1. Prezado Coimbra.

    No final dos anos 70, meu pai teve uma pequena participação na L´Automobile.
    Assim tenho um vínculo saudosista com o Ventura e especialmente com o Alfa Romeo Monza P3.
    Estou com os Protótipos dos modelos 1/43 na fase inicial, tenho intenção de lançar as miniaturas. Sei que será um fracasso comercial !! mas será por questões íntimas.

    obrigado pela publicação do post.

    Apuzzo

    ResponderExcluir
  2. Apuzzo, favor passar contatos, pois estou restaurando um Ventura, conheço um pessoal que está restaurando alguns Brasil afora e as informações não são precisas.

    Meus contatos: andersonbritolira@gmail.com
    (83) 8670-7700

    ResponderExcluir